sábado, 24 de março de 2018

'' A EDUCAÇÃO DAS ASILADAS, PRIMEIROS ESTATUTOS''.



NOBRE MISSÃO DA EDUCAÇÃO

 Recorramos as notas particulares do apóstolo da Caridade ; elas nos revelam o conceito que fazia da sua nobre missão de fundador   e Pai.
 Assim, ponto básico  de suas  preocupação não será somente a manutenção das crianças recolhidas e  nem somente a conclusão do novo edifício material. Acima de tudo estava, para o Padre Siqueira, a nobilíssima tarefa da educação das meninas asiladas.
É o objeto  principal de seus cuidados, de suas vigílias, estudos e operações .Tem uma ideal elevado e grande: quer fazer de cada uma dessas tenras florinhas, confiadas a seu amparo,uma mulher forte,uma nova Judite.Quer despertar cada uma para o senso do dever, dotar-lhes o espírito e o coração de sentimentos nobres, grandes e puros;quer conduzi-las pelas veredas da fé, da ciência, e das letras.
   Pensa em formá-laa assim ambientes sadio, que lhes permita olhos fixos em Deus, fiéis aos seus deveres, endereçado tudo na vida para a glória do Senhor.Deseja que passem nesta vida, sendo úteis á família,á Pátria e a sociedade.Com incomparável ternura de pai, traça diretrizes coroados de  tão sábias e corretas que em pouco tempo vê coroados de êxito, os seus grandes esforços.
   Mais que nunca,sua vida é consagrada á sua obra . Assim,  vencendo  as inúmeras dificuldades do começo, e em pouco tempo conquistar muitos apreciadores, e todos  os lados receber aplausos e parabéns!

Padre Siqueira - Homem de Fé, firme como rocha

  Homem de fé, firme como a rocha            O Reino anunciado por Cristo é um Reino exigente. “Ou Deu ou as riquezas”. “Não se pode servir ...